Ways of Seeing - Modos de ver
O vídeo fala sobre as suposições feitas sobre as tradições da pintura Europeia, elas não retratam as figura em si, mas, da forma que as vemos. O processo de ver pinturas, é menos espontânea do que acreditamos. Todas as pinturas da tradição usaram a convenção de perspectiva que é única da arte Europeia. Agora, a perspectiva concentra tudo no olho do observador. É como um feixe de luz de um farol, mas em vez da luz viajando para fora, as aparências viajam para dentro. Nossa tradição de arte chama isso de "realidade". A perspectiva torna o olho o centro do mundo visível, mas o olho humano só pode estar em um lugar de cada vez, mas, com a invenção da câmera tudo mudou, agora podemos ver coisas que não estão diante de nós. O significado de uma pintura não reside mais em sua superfície pintada única. Seu significado se tornou transmissível, esse significado vem até você, mas podemos dizer que as pinturas originais permanecem únicas, elas são diferentes de como são vistas na fotografia. A coisa mais importante sobre as próprias pinturas é que suas imagens são silenciosas e estáticas, então, a maneira mais óbvia de manipulá-las é usando movimento e som.
"Podemos dizer que dependendo de como "focamos" (foco principal da fotografia) mudamos o contexto ao qual ela foi tirada?"
"Uma pintura também pode ter o seu significado alterado através de uma simples música de fundo, mudando assim o sentimento de quem a observa?"
"Uma imagem pode ter diferentes significado, dependendo do "local" e contexto que o observador se encontra?" (Cada um interpreta a imagem de acordo com sua experiência de vida?)
Fran Hals - Regents of the old mens |
Comentários
Postar um comentário